quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O processo de venda de um imóvel

Existem muitos conselhos para o processo de venda de um apartamento ou de uma casa. Muitos proprietários,desconhecedores do que se vai desencadear no processo, acabam por confundir-se. Apesar de que possam ser diferentes dependendo do caso, alguns passos são comuns.

O primeiro a fazer, é executar um plano sobre os passos a seguir para colocar a sua casa para venda.

1º Passo

Antes de nada, a sua casa deverá estar em bom estado para aceitar um novo dono.

Se o seu objectivo é vender a sua casa para comprar uma nova, tem de estar preparado para comprar a nova antes de vender a velha, pelo que deverá efectuar as pequenas reparações necessárias para melhorar o aspecto da casa.

Quando sentir que você e a sua casa estão preparados, chegou o momento de procurar um agente imobiliário.

2º Passo

Visite as agências imobiliárias do seu bairro, ou aquela que tiver maior prestigio. Apresente-lhes a sua casa e pergunte-lhes quais as vantagens da sua casa face às outras, como a enalteceriam e que tipo de comissões pedem.

O seu agente imobiliário vai acompanhá-lo ao longo de todo o processo, assim que, assegure-se de que se entende bem como ele e que não há falhas de comunicação.

Findo o processo de arranjar o seu agente imobiliário, negoceie as comissões e o contracto do serviço. Há inúmeras possibilidades, mas lembre-se sempre, que o dinheiro para pagar a comissão virá sempre do ingresso da venda do imóvel, por este motivo deverá assegurar-se de que definiu bem o preço da venda do imóvel.

3º Passo

Um preço muito alto ou um preço muito baixo, não ajudará a vender a casa, ao contrário, poderá até dar uma má imagem aos potenciais interessados.

Primeiro, faça uma análise de custos para obter um valor aproximado do seu imóvel. Não se esqueça de contabilizar o dinheiro que poderá gastar durante todo o processo de venda e a preparar a sua casa.

Se apresentar um bom preço, os compradores vão querer ver a sua casa. Deverá preparar-se para esta ocasião, assim como, preparar a sua casa, arrumá-la e limpá-la de modo a que quem entre, sinta vontade de ali viver. Se contratou um agente imobiliário, abandone a casa no momento da visita.

Por outro lado, se é o próprio que vai vender a casa, reveja os pontos que vai mostrar ao interessado e prepare bem o que vai dizer.

4º Passo

Por fim, se a visita da casa tiver êxito, o comprador apresentará uma oferta.

Garanta ter esclarecido sobre o que está incluído na venda da casa, móveis ou electrodomésticos, daquilo que não está à venda.

Se a oferta não lhe agradar, pode sempre recusá-la ou ver se o comprador está disposto a negociar. Negociar faz parte do processo, pelo que deverá preparar bem os seus argumentos.

Uma vez alcançado o acordo, termina o processo de venda. Os restantes trâmites são normalmente da responsabilidade da entidade financiadora/ imobiliária, até à data da escritura do imóvel.

Entretanto, navegue pelo site do CustoJusto e apaixone-se pela sua nova casa!

Faça um bom negócio!

Sem comentários:

Enviar um comentário

"CustoJusto" on Facebook